Centro de aprendizagem ao longo da vida - CEAV

Núcleo de envelhecimento ativo

Este núcleo trabalha para a eliminação dos pré-conceitos de deficiência e velhice como um constructo social, acreditando que "(...) a diversidade funcional faz parte da condição humana, quase todas as pessoas terão uma deficiência temporária ou permanente em algum momento de suas vidas. As pessoas que sobreviverem ao envelhecimento enfrentarão dificuldades cada vez maiores com a funcionalidade de seus corpos (...)", Relatório Mundial Sobre a Deficiência (2012).

Acompanhando o processo de mudança dos paradigmas inclusivos e em consonância com a Resolução Nº 01/2017-CEDF, a qual determina que "os currículos, em sua organização e implementação, são de competência e responsabilidade da instituição educacional e devem atender ao princípio da flexibilidade das Diretrizes Curriculares Nacionais resguardando a adequação e adaptação às especificidades dos estudantes", o Núcleo de Envelhecimento Ativo elaborou documentos organizacionais e uma ementa própria que prioriza as especificidades do público-alvo atendido.
Todo o conteúdo curricular desenvolvido por este núcleo é interligado com os cinco demais núcleos da instituição, correlacionando os objetivos em comum alicerçados no Plano Pedagógico Individual - PPI. O Núcleo de Envelhecimento Ativo oferece ambientes temáticos sintonizados com a proposta pedagógica orientativa do Centro de Aprendizagem ao Longo da Vida - CEAV, tais como:
Alfabetização Funcional; Casa de Chá; Xadrez; Cozinha Experimental; Consumo Sustentável; Programa Multidisciplinar de Ambientação Estruturada; Atividades Artesanais; Autocuidados; Tecnologia Social; Horta; e Jardinagem.

Tem como premissa o respeito à complexidade das características intelectuais, físicas, culturais, sociais, linguísticas e comportamentais dos assistidos - tendo como referencial as diferentes fases da vida, considerando pluralidades de pensamentos e diversidade humana.

O programa conceitual deste núcleo contempla os "novos saberes" acerca de mundo, organizando-os por áreas de interesse, necessidade ou motivação, sempre priorizando a construção do projeto pessoal de vida. Possui uma metodologia de ensino diferenciada, com objetivos específicos, cronograma bem definido e uma matriz curricular que contempla modalidades eletivas ao considerar as escolhas pessoais dos assistidos.
Pestalozzi Brasília

Setor de Clubes Esportivos Trecho 3 Conjunto 02 Avenida das Nações
Asa Sul, Brasília - DF
70200-003

Siga-nos: