Eventos

Fique por dentro

Fenapestalozzi realizará dois eventos em Brasília voltados para as pessoas com deficiência

Fenapestalozzi realizará dois eventos em Brasília voltados para as pessoas com deficiência.

I Encontro de Famílias e IV Fórum de Autodefensores serão realizados na Associação Pestalozzi de Brasília

 

A Federação Nacional das Associações Pestalozzi – Fenapestalozzi, que compõe o primeiro movimento no Brasil na área da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, realiza, entre os dias 22 e 26 de agosto das 09h às 17h, o I Encontro Nacional de famílias e o IV Fórum Nacional de Autodefensores do Movimento Pestalozziano. Os eventos acontecem na Associação Pestalozzi de Brasília, localizada no setor de clubes sul.

O Fórum Nacional de Autodefensores é um grande evento realizado a cada 3 anos pela Fenapestalozzi, a qual reúne os autodefensores das 5 regiões do país que fazem parte do Movimento Pestalozziano. Esse projeto integra as pessoas com deficiência, escolhidas através de eleição, à diretoria da Fenapestalozzi, exercendo poder de voto, propondo novos projetos, atividades e melhorias para os atendidos. Essa é uma grande oportunidade para que os autodefensores possam desenvolver sua autonomia e liberdade em diferentes contextos, pensando em mudanças que possam combater os preconceitos e garantir seus direitos.

A perspectiva da autonomia fortalece os vínculos da pessoa com deficiência em diversas áreas de sua vida, inclusive o relacionamento familiar. Em função disso, a Fenapestalozzi realizará o I Encontro de Famílias paralelamente ao Fórum, como uma forma de gerar potencial à causa, demonstrar como essas ações e encontros são necessários para que as pessoas com deficiência possam superar barreiras e garantir mais autonomia.

A família tem um papel extremamente importante no processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e interpessoal dessas pessoas, gerando mais interação entre pais e filhos. Com isso, as orientações de profissionais da saúde e de outras áreas, são essenciais para um enfrentamento emocional para a aceitação, evitando assim, a superproteção por parte dos familiares.

Na programação, também estão previstas atividades como cursos, oficinas, palestras, painel de vivencias práticas, entre outras atividades culturais para os autodefensores e familiares. A Fenapestalozzi receberá uma palestra realizada pelo Sebrae, fomentando o empreendedorismo, auxiliando e capacitando esses familiares.

Essas ações que fazem parte da produção da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que este ano a Fenapestalozzi instituiu o tema “Superar Barreiras para Garantir Inclusão’’, em parceria com a Fenapae. O tema busca interagir mais com a sociedade, demonstrando as diversas formas de praticar a inclusão social e como essas ações efetivas podem mudar o dia a dia da pessoa com deficiência. Apesar dos avanços nas Leis e políticas públicas, ainda há muito que avançar em questões de direitos, deveres e inclusão social. Por isso, convidamos a todos a irem em busca de um país mais igualitário.

 

SOBRE A FENAPESTALOZZI

A Federação Nacional das Associações A Federação Nacional – Fenapestalozzi, foi fundada em 28 de agosto 1970 e é uma associação civil de direito privado e sem fins econômicos, a qual visa a defesa e garantia de diretos das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades assim como suas famílias, atuando nas áreas de assistência social, educação, saúde, trabalho, cultura, esporte, lazer, entre outas.

A Fenapestalozzi desempenha papel fundamental na discussão das legislações sobre as pessoas com deficiência, e a eficácia das ações realizadas pela Federação Nacional, as quais motivaram o fomento, criação e manutenção dos mais importantes órgãos públicos de políticas públicas destinas a eles.

A Federação Nacional representa o Movimento Pestalozziano e tem por finalidade integrar as mais de 200 afiliadas que estão presentes nas 5 regiões do pais, distribuídos em 20 estados e no distrito federal. Juntando esforços, por meio das Associações Pestalozzi, é possível implementar medidas técnicas, científicas e administrativas em todo território nacional, com o objetivo de proporcionar às pessoas com deficiência condições para o exercício pleno de seus direitos como cidadãos comuns.

A Federação visa garantir os direitos das pessoas com deficiência e luta diariamente por ações sociais e políticas públicas que interajam e desenvolvam a autonomia e independência dessas pessoas, capacitando-os para o futuro.

Para mais informações:

comunicacao@fenapestalozzi.org.br

(61) 3224-5620

(61) 9 8357-3933

Acesse o nosso site:

https://fenapestalozzi.org.br/

 

 

Publicado em 15/08/2022

Pestalozzi Brasília

É graças a sua generosidade que podemos ajudar...

Doar tempo e amor...
Seja um voluntário

Pestalozzi Brasília

Setor de Clubes Esportivos Trecho 3 Conjunto 02 Avenida das Nações
Asa Sul, Brasília - DF
70200-003

Siga-nos: